XIV Seminário Internacional sobre Educação para a Cidadania Global – Uma Geração em Transformação

Nos dois próximos dias decorre mais um Seminário Internacional de Formação de Professores e Professoras na área da Educação para a Cidadania Global, no âmbito do projeto europeu Get up and Goals!. Participantes dos 12 países europeus deveriam encontrar-se em Senigallia, Itália, no entanto, o COVID-19 trocou-nos os planos… Estaremos, em conjunto, mas online!
No primeiro dia do encontro, 10 de setembro, terão lugar duas palestras, de manhã subordinada ao tema “Medos e Democracias” e da parte da tarde “Tempos de Vida Acelerados e Tempo Livre de Educação Lento: Reprodução Social dos Movimentos Ambientais Juvenis após a Pandemia”. A seguir às palestras haverá um tempo para algumas questões, seguidas de grupos de trabalho, discussão e apresentação das conclusões.

No segundo dia , 11 de setembro, decorrerá uma palestra da parte da manhã, com o tema “Alterações Climáticas e Crise Global”, seguida de algumas questões e dos grupos de trabalho sobre a temática apresentada. Da parte da tarde decorrerão 5 Sessões de Laboratórios em simultâneo, sendo as temáticas: Lab 1 – Indicadores Globais de Aprendizagem; Lab. 2 – Desigualdades Internacionais nos Manuais de Geo-História Global e TLUs Relacionados: Aplicabilidade na Educação à Distância; Lab. 3 – O Uso de Mapas Geo-Históricos no ensino de História Global; Lab. 4 – Podem as Alterações Climáticas Ameaçar o “Ouro Azul” da Terra? e Lab 5 – Ensino à Distância e Aprendizagem Global em ano de COVID-19: Partilha de Boas Práticas e de Propostas de toda a Europa.

A equipa portuguesa que vai participar no encontro é composta por representantes da equipa do projeto Get up and Goals! na ESE-IPVC – Luísa Neves, Teresa Gonçalves, Gabriela Barbosa e La Salete Coelho – e professoras do ensino básico e secundário de agrupamentos de escolas de Viana do Castelo, Ana Lima (AE Abelheira), Carla Pires e Maria do Céu Vilela (AE Pintor José de Brito), Catarina Paço (AE Santa Maria Maior), Conceição Gonçalves (AE Barroselas) e Filomena del Rio (AE Arga e Lima).

Dois dias para refletir sobre os desafios que o mundo atual traz à sala de aula!
PARCEIROS