Recursos educativos “Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global”

É com grande alegria que anunciamos a disponibilização dos recursos educativos “Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global”,   que foram elaborados no âmbito deste projeto Get up and Goals! Global Education Time, e que ganharam forma em quatro publicações:

  • Get up! Alterações Climáticas.
  • Get up! Igualdade de Género
  • Get up! Migrações
  • Get up! Desigualdades Mundiais1

Estes recursos educativos, elaborados por docentes da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo, procuram propor caminhos de exploração de temas ligados à área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, no âmbito da educação formal, em turmas do Ensino Básico. Apesar de terem sido pensados especificamente para a nova componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, estes recursos podem ser utilizados em diferentes áreas do saber, isoladamente ou em articulação interdisciplinar, tendo em vista a abordagem de whole school approach proposta na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Cada uma das publicações abre com uma introdução teórica ao tema, tendo por base as ideias principais identificadas pela equipa internacional do projeto, sendo feita a ligação da temática aos domínios da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, aos Referenciais de apoio elaborados pela Direção-Geral da Educação e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Após a introdução é apresentada uma proposta didática composta por diversas atividades. Apesar de estas estarem mais direcionadas para o 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, poderão ser utilizadas noutros níveis de ensino, ajustando-se a profundidade de exploração das mesmas.

Acreditando que “os professores têm como missão preparar os alunos para a vida, para serem cidadãos democráticos, participativos e humanistas, numa época de diversidade social e cultural crescente, no sentido de promover a tolerância e a não discriminação, bem como de suprimir os radicalismos violentos” (Ensino Básico e Secundário. Cidadania e Desenvolvimento, 2017, p.2), pretendemos, com estes recursos, servir de inspiração e de apoio a docentes que vejam na educação esta missão de formar para uma cidadania cada vez mais informada, reflexiva, crítica, ativa e responsável.

Os recursos estão disponíveis para download gratuito.

1 – A disponibilizar online durante o mês de outubro

PARCEIROS