APRESENTAÇÃO DO PROJETO

O projeto Get up and goals! (o título completo é: Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs) é financiado pelo programa DEAR – Development Education and Awareness Raising, da Comissão Europeia.

A sua implementação está prevista de novembro de 2017 a outubro de 2020 em escolas de 12 países europeus[1], com professores e professoras e turmas com elementos com idades compreendidas entre os 11 e os 19 anos.

A ONGD CISP – Comitato Internazionale per lo Sviluppo dei Popoli, sediada em Roma, é a líder do projeto, e em cada um dos 12 países parceiros estão envolvidas Universidades ou ONG na promoção da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global.

O projeto Get up and goals! tem como objetivo apoiar a implementação dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas nas escolas europeias; o projeto está em consonância com o Objetivo 4.7: “Até 2030, garantir que todas as turmas adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável (…)”

Concretamente, o projeto Get up and goals! tem como objetivo levar as grandes questões da Agenda 2030 a 120 escolas do continente através da sua inserção estrutural nos currículos escolares, indo além da abordagem de iniciativas de sensibilização esporádicas.

De forma a conseguir alcançar este objetivo, o projeto fornece recursos de ensino inovadores aos/às professores/professoras de diferentes disciplinas relacionados com quatro tópicos urgentes e “quentes” da atualidade: migrações globais, alterações climáticas, desigualdades de género e desigualdades mundiais.

Os recursos estão concebidos para uma utilização diária relacionada com o ensino curricular e estão divididos em duas categorias: módulos temáticos de ensino e aprendizagem e um manual de geo-história global.

O conhecimento e a avaliação dos recursos nas salas de aula são acompanhados por trajetos de formação/educação de professores/professoras, os quais incluem momentos de intercâmbio internacional, e são seguidos de atividades de sensibilização realizadas pela turma e envolvendo as suas comunidades locais. Durante o curso do projeto, a parceria do projeto irá implementar uma atividade inovadora para medir/avaliar o impacto educativo das ações, graças a um conjunto de ferramentas (Ferramentas de autoavaliação) especialmente concebidas por especialistas com a colaboração de parte dos/das professores/professoras envolvidos/envolvidas.

Para a produção de materiais pedagógicos, o projeto optou pela abordagem da Educação para a Cidadania Global (ECG), também adotada pela UNESCO, pois o projeto Get up and goals! partilha dos seus fundamentos: atenção às grandes questões/pontos controversos/problemas coletivos que a humanidade enfrenta atualmente, foco nas ligações entre os níveis/dimensões globais e locais destes temas de caráter mundial, superação do eurocentrismo, abordagem interdisciplinar, associação dos acontecimentos do passado e dos problemas do presente, preocupação com os pontos de vista da turma, utilização das metodologias interativas e participativas da sala de aula, promovendo a ação responsável da turma nas suas comunidades, para um mundo mais pacífico e sustentável.

Por fim, o projeto inclui uma campanha de comunicação europeia que tem como objetivo chegar a 20 000 professores e professoras, em especial entre os mais jovens, com o intuito de sensibilizar para a abordagem da Educação para a Cidadania Global (ECG), para a Agenda 2030 e para a possibilidade de acesso gratuito aos materiais pedagógicos produzidos pelo projeto para pôr em prática a nova abordagem nas salas de aula.


[1]    Áustria, Bulgária, República Checa, Hungria, Irlanda, Itália, Países Baixos, Polónia, Portugal, Roménia, Espanha, Reino Unido.

PARCEIROS