“Porquê discutir o tema das ALTERAÇÕES CLIMÁTICAS na escola?”

Existem muitas respostas para esta questão. Decidimos apresentar abaixo as cinco mais abrangentes, através das quais tentaremos resumir as principais motivações sociais e didáticas por detrás da escolha para abordar esta questão nas escolas.

 

1          As alterações climáticas são um tema mundial: afetam todos os seres humanos e muitas outras espécies de seres vivos e abrangem todas as regiões do planeta.

  1. As alterações climáticas são um fenómeno que envolve riscos sociais muito elevados: ignorar o problema pode ter sérias consequências e, possivelmente, levar ao desaparecimento de grande parte da humanidade.
  2. As alterações climáticas são um problema urgente: reduzir a margem de risco nos próximos 10 anos é essencial para atingir o objetivo de controlar este fenómeno.
  3. As alterações climáticas são uma questão altamente interdisciplinar: a sua natureza é física, as suas causas são económicas e históricas e as suas consequências são sociais e ambientais. É na escola que todas estas questões podem ser confrontadas.
  4. As alterações climáticas são um problema relacionado com o comportamento individual e coletivo e com um nível adequado de informações: ainda que o nosso comportamento individual contribua para a evolução do problema, a maioria das pessoas está mal informada. É urgente educar o corpo estudantil (escola) e sensibilizar a comunidade.
PARCEIROS