O que é o desenvolvimento sustentável e porque é que é uma questão importante?(ODS)

O desenvolvimento deve satisfazer as necessidades da população atual sem comprometer a capacidade de as gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. A essência do desenvolvimento sustentável consiste em garantir uma vida digna para todos e conciliar a eficácia económica, a inclusão social e a responsabilidade ambiental no presente e no futuro.

Vivemos momentos de grandes desafios para a humanidade. Milhares de milhões de cidadãos e cidadãs continuam a viver na pobreza e são privados/privadas de uma vida digna. A desigualdade está a aumentar a nível global e a nível nacional. Existem grandes diferenças no acesso a oportunidades, à saúde e ao poder. As desigualdades de género perduram em todas as sociedades. O desemprego, especialmente entre os mais jovens, é uma prioridade. As ameaças à saúde, os cada vez mais frequentes e violentos desastres naturais, os conflitos armados, as ameaças violentas, o terrorismo, as crises humanitárias e o resultante deslocamento forçado das populações, ameaçam todos os avanços alcançados nas últimas décadas. As limitações dos recursos naturais e os impactos negativos da degradação do ambiente, incluindo a desertificação, as secas, a degradação dos solos, a escassez de água e a perda de biodiversidade, contribuem para a crescente lista de desafios que a humanidade enfrenta. As alterações climáticas são um dos maiores desafios do nosso tempo e o seu impacto negativo debilita a capacidade dos Estados para implementar desenvolvimentos sustentáveis.

Ao mesmo tempo, vivemos tempos de grandes oportunidades. Foram realizados progressos significativos em matéria de consecução dos desafios de desenvolvimento. Nas gerações passadas, dezenas de milhares de seres humanos saíram de situações de pobreza extrema. O acesso à educação aumentou significativamente para ambos os sexos. A disseminação dos meios de comunicação social e da informação e das redes mundiais geram um novo potencial de progresso humano, criam uma ponte sobre a divisão digital e criam sociedades baseadas no conhecimento, tal como acontece com os avanços científicos e tecnológicos de diferentes áreas, como a medicina e a energia.

O que é a Agenda 2030 e os ODS[1]?

A 25 de setembro de 2015, as Nações Unidas aprovaram a Agenda para o Desenvolvimento Sustentável e os seus 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), divididos em 169 Metas a serem atingidas até 2030. É, de facto, um acontecimento histórico, de diferentes pontos de vista:

  • foi expressa uma opinião clara relativamente à instabilidade do modelo de desenvolvimento atual, não só a nível ambiental, mas também a nível económico e social. Desta forma, e este é um aspeto deveras inovador da Agenda, a ideia de que a sustentabilidade é apenas uma questão ambiental foi, sem dúvida, ultrapassada tendo sido afirmada uma visão integrada das diferentes dimensões do desenvolvimento;
  • esta Agenda é aceite por todos e aplica-se a todos os países, pois no nosso mundo profundamente interligado, os objetivos e as metas são universais e indivisíveis e dizem respeito a todo o planeta. Isto significa que cada país deve empenhar-se na definição da sua própria estratégia de desenvolvimento sustentável para concretizar os ODS, responsabilizando-se pelos resultados alcançados perante a opinião pública e perante os parceiros das Nações Unidas;
  • a implementação da Agenda requer um grande envolvimento de todos os componentes da sociedade, desde empresas ao setor público/instituições públicas, desde a sociedade civil a organismos filantrópicos/instituições filantrópicas, desde universidades e centros de investigação a operadoras de informações e cultura, e, entre estes, as escolas podem assumir um papel de liderança.

O processo de mudar o modelo de desenvolvimento será monitorizado através de um sistema complexo assente em 17 Objetivos, 169 Metas e mais de 240 indicadores. Cada país será periodicamente avaliado pela ONU segundo estes parâmetros, bem como pela opinião pública nacional e internacional.

Segue-se uma lista dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) aprovados pelas Nações Unidas para os anos que seguem até 2030: (inserir uma ligação)

Porquê discutir a Agenda 2030 e os ODS na escola?

Para construir e para viver num mundo mais sustentável, os seres humanos devem tornar-se agentes da mudança proposta pela Agenda 2030. Precisam de conhecimento, competências, valores e atitudes que lhes permitam tomar decisões fundamentadas e agir de forma responsável em situações complexas, e para que possam avançar para novas formas de coexistência. Isto é particularmente verdade para as gerações mais jovens. Um dos papéis fundamentais da escola é o de estimular a mudança cultural e uma mudança de mentalidades. Na escola somos chamados a refletir de forma contínua sobre o significado cultural e sobre os resultados do processo de aprendizagem. Todos/Todas os/as cidadãos/cidadãs encontram no estabelecimento de ensino um pilar insubstituível para o seu desenvolvimento cívico, social e cultural.

Os ODS não são um conteúdo adicional ao ensino curricular. A Agenda 2030 é um recurso que pode ser utilizado para delinear o ensino diário de diferentes matérias de forma renovada, fornecendo novos estímulos cognitivos, sócio-emocionais e comportamentais à turma. A Educação para a Cidadania Global é a abordagem que permite a integração entre os ODS e o ensino curricular, e os materiais disponibilizados gratuitamente pelo projeto Get up and goals! traduzem esta abordagem em recursos educacionais a utilizar em sala de aula.

Recursos educativos

O projeto Get up and goals! neste site oferece recursos educativos gratuitos nos idiomas de todos os países que participam na iniciativa. O projeto aborda os ODS através de quatro grandes temas mundiais: alterações climáticas, desigualdades de género, desigualdades mundiais e migrações.

Para entender e abordar estas questões cruciais, o projeto Get up and goals! oferece módulos temático de ensino e aprendizagem para escolas do ensino básico (2º e 3º ciclos) e secundário. Cada um destes módulos é um percurso de vivência e aprendizagem, adaptável a cada turma, às reações, a curiosidades e ao envolvimento da turma, ajustado ao projeto educativo dos/das professores/professoras e à sua criatividade e sensibilidade.

Para além disso, o projeto Get up and goals! fornece um manual original de geo-história global (história mundial), inovador na sua abordagem científica e didática e elaborado por professores universitários europeus especificamente para este projeto. O texto descreve o desenvolvimento da história universal do ser humano entrelaçando-a profundamente com os quatro grandes temas mundiais.

Por fim, o projeto Get up and goals! fornece aos/às professores/professoras um conjunto de ferramentas de avaliação e autoavaliação para avaliar a aprendizagem da turma de um ponto de vista quantitativo e qualitativo, em termos de conhecimento, capacidades e comportamento.

Onde encontrar recursos

Neste website pode ser encontrada uma introdução às alterações climáticas, desigualdades de género, desigualdades mundiais, e migrações , a qual engloba tanto o conteúdo, como a relevância educativa e, durante a duração do projeto, é possível transferir gratuitamente unidades de aprendizagem e ensino, o manual de história global  e as ferramentas para avaliação e autoavaliação. Estes materiais estão disponíveis nos 12 idiomas do projeto Get up and goals!

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