O projeto Get up and goals! e os recursos educativos para uma melhor compreensão das migrações

O projeto Get up and goals! criou três ferramentas concretas em 12 idiomas para abordar o fenómeno das migrações e três outras grandes questões mundiais no ensino quotidiano: um manual de geo-história global, um conjunto de unidades de ensino e aprendizagem para avaliação e autoavaliação da aprendizagem.
Em cada um dos capítulos que o compõem, o manual de geo-história global, faz, numa secção especial, a ligação entre o fenómeno migratório e as alterações sociais, económicas e políticas nas quais intervieram. Desta forma, a turma é constantemente estimulada a considerar a relação dos fluxos migratórios com a história global da humanidade.
As unidades de ensino e aprendizagem das alterações climáticas foram concebidas com base em dois princípios.
- Do ponto de vista do conteúdo, tornam a complexidade dos fenómenos migratórios compreensível, dividindo-a em evidências, causas e efeitos, cada um dos quais está organizado numa ou mais fases de estudo. Cada unidade de ensino e aprendizagem foi criada de acordo com uma arquitetura modular, para que o/a professor/professora possa decidir se utiliza apenas determinadas fases nas quais se encontra dividida, sem perder a abordagem geral.
- Do ponto de vista didático, cada unidade de ensino e aprendizagem propõe uma transição progressiva do conhecimento pouco desenvolvido da turma para um nível de conhecimento especializado. Esta transição ocorre através da aprendizagem interativa: em cada fase, o/a professor/professora propõe conteúdos científicos através de métodos de investigação, de estudo aprofundado e da centralidade da turma. Uma fase final (denominada “metacognição”) conclui as unidades de ensino e aprendizagem, permitindo a consolidação da experiência e a sensibilização para o significado do percurso educativo.
As ferramentas de avaliação e autoavaliação. As unidades de ensino e aprendizagem e as ferramentas de avaliação e autoavaliação foram criadas tendo por base o conteúdo comum e os resultados de aprendizagem esperados. Deste modo, as ferramentas de avaliação e autoavaliação conseguem verificar os resultados da turma relativamente ao tópico específico e às competências de cidadania globais adquiridas. Tal é conseguido através da comparação das pontuações expressas pela turma e pelos/pelas professores/professoras, antes e após a implementação das Unidades de ensino e aprendizagem e/ou do estudo do manual.