O projeto Get up and goals! e os recursos educativos no combate às desigualdades mundiais

O projeto Get up and goals! criou três ferramentas em 12 idiomas para abordar as desigualdades mundiais, bem como outras grandes questões mundiais no ensino quotidiano: um manual de geo-história global, um conjunto de recursos educativos e um conjunto de ferramentas para avaliação e autoavaliação da aprendizagem.

Em cada um dos capítulos que o compõem, o manual de geo-história global explica, numa secção especial, as mudanças na organização social e a ocorrência de desigualdades económicas e de género em diferentes períodos da história. A história global da humanidade é narrada ao conferir às desigualdades de género, às suas origens históricas e às suas consequências locais e globais, um papel central como um dos principais temas através do qual é possível interligar e entender todo o alcance temporal e espacial dos acontecimentos humanos.

 

Os recursos educativos relativos às desigualdades mundiais foram concebidos com base em dois princípios.

  1. Do ponto de vista do conteúdo, tornam a complexidade compreensível, dividindo-a em evidências, causas e efeitos, cada um dos quais está organizado numa ou mais fases de estudo. Cada módulo temático de ensino e aprendizagem foi criada de acordo com uma arquitetura modular, para que o/a professor/professora possa decidir se utiliza apenas determinadas fases nas quais se encontra dividida, sem perder a abordagem geral.
  2. Do ponto de vista didático, cada módulo temático de ensino e aprendizagem propõe uma transição progressiva do conhecimento pouco desenvolvido da turma para um nível de conhecimento especializado. Esta transição ocorre através da aprendizagem interativa: em cada fase, o/a professor/professora propõe conteúdos científicos através de métodos de investigação, estudo aprofundado e da centralidade da turma. Uma fase final (denominada “metacognição”) conclui as unidades de ensino e aprendizagem, permitindo a consolidação da experiência e a sensibilização para o significado do percurso educativo.

 

As ferramentas de avaliação e autoavaliação. As unidades de ensino e aprendizagem e as ferramentas de avaliação e autoavaliação foram criadas tendo por base o conteúdo comum e os resultados de aprendizagem esperados. Deste modo, as ferramentas de avaliação e autoavaliação conseguem verificar os resultados da turma relativamente ao tópico específico e às competências de cidadania globais adquiridas. Tal é conseguido através da comparação das pontuações expressas pela turma e pelos/pelas professores/professoras, antes e após a implementação dos módulos temáticos de ensino e aprendizagem e/ou do estudo do manual.

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