O projeto Get up and goals! e os recursos educativos no combate às alterações climáticas

O projeto Get up and goals! criou três ferramentas concretas em 12 idiomas para abordar as alterações climáticas e três outras grandes questões mundiais no ensino quotidiano: um manual de geo-história global, um conjunto de recursos educativos e ferramentas para avaliação e autoavaliação da aprendizagem.

Em cada um dos capítulos que o compõem, o manual de geo-história global, faz, numa secção especial, a ligação entre as grandes alterações climáticas dos diferentes períodos da história e as alterações sociais, económicas e políticas nas quais intervieram. Desta forma, a turma é constantemente estimulada a considerar a ação dos grandes fatores naturais na ação humana e a integrar no seu estudo a análise política, económica e cultural bem como a relação entre os seres humanos e o meio ambiente.

Os recursos educativos dedicados às alterações climáticas foram concebidos com base em dois princípios.

  • Do ponto de vista do conteúdo, tornam a complexidade compreensível, dividindo-a em evidências, causas e efeitos, cada um dos quais está organizado numa ou mais fases de estudo. Cada módulo temático de ensino e aprendizagem foi criada de acordo com uma arquitetura modular, para que o/a professor/professora possa decidir se utiliza apenas determinadas fases nas quais se encontra dividida, sem perder a abordagem geral.
  • Do ponto de vista didático, cada módulo temático de ensino e aprendizagem propõe uma transição progressiva do conhecimento pouco desenvolvido da turma para um nível de conhecimento especializado. Esta transição ocorre através da aprendizagem interativa: em cada fase, o/a professor/professora propõe conteúdos científicos através de métodos de investigação, de estudo aprofundado e da centralidade da turma.

As ferramentas de avaliação e autoavaliação. Os recursos educativos e as ferramentas de avaliação e autoavaliação foram criadas tendo por base o conteúdo comum e os resultados de aprendizagem esperados. Deste modo, as ferramentas de avaliação e autoavaliação conseguem verificar os resultados da turma relativamente ao tópico específico e às competências de cidadania globais adquiridas. Tal é conseguido através da comparação das pontuações expressas pela turma e pelos/pelas professores/professoras, antes e após a implementação recursos educativos e/ou do estudo do manual.

PARCEIROS