Novo Ciclo de Cinema do GEED-Get Up and Goals apresenta o documentário “O amanhã é hoje”

“O amanhã é hoje” é o nome do documentário a apresentar na próxima sessão de cinema de 2019-2020, em exibição no anfiteatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], na quinta-feira, dia 12 de dezembro, às 21h30.
Estas sessões de cinema comentadas, sob a perspetiva da Educação para o Desenvolvimento, têm como grande objetivo “(Re)pensar a cidadania no Mundo Global”, fazendo a ligação à agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Sobre “O amanhã é hoje” 

Os impactos das mudanças do clima já alcançam os brasileiros, estejam eles na cidade ou no campo, no norte ou no sul do país, e as suas consequências são profundamente sentidas. Algumas dessas histórias estão no documentário “O Amanhã é hoje – o drama de brasileiros impactados pelas mudanças climáticas”, lançado no dia 6/12/2018 no Espaço Brasil da COP 24, a Conferência do Clima da ONU, que se realizou em Katowice, na Polónia. A iniciativa, de sete organizações da sociedade civil, conta como 6 pessoas de 5 estados brasileiros tiveram as suas vidas modificadas por conta das alterações do clima.

Entre os casos apresentados no documentário estão o de uma jovem indígena que se tornou brigadista voluntária depois de um incêndio florestal sem precedentes atingir a terra indígena de seu povo, os Krikati; o da pequena agricultora do sertão de Pernambuco que enfrentou seis anos de seca; o da comunidade caiçara centenária do litoral paulista obrigada a mudar de lugar por causa da erosão causada pelo avanço do mar; o comerciante fluminense que testemunhou o seu negócio a ser destruído pelas chuvas e deslizamentos e que deixou centenas de mortos em Friburgo, em 2011; o do produtor de ostras catarinense penalizado pelo aumento da temperatura do mar; o da mulher que perdeu dois carros, em Santos, para as ressacas cada vez mais violentas que avançam na costa brasileira.

O documentário é uma realização da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Artigo 19, Conectas Direitos Humanos, Engajamundo, Greenpeace, Instituto Alana e Instituto Socioambiental.

Assista ao documentário connosco.

Realização: Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), Artigo 19, Conectas Direitos Humanos, Engajamundo, Greenpeace, Instituto Alana e Instituto Socioambiental | 2018 | M12

Duração:  24′

Género: Documentário

Comentário: Bruna Dias da Amnistia Internacional – Grupo Local de Viana do Castelo

Uma iniciativa do GEED no âmbito do projeto “Get Up and Goals”, apoiado pela Comissão Europeia, em parceria com a Amnistia Internacional.

PARCEIROS