Novo Ciclo de Cinema do GEED apresenta o filme “O que vão dizer”

“O que vão dizer” é o nome do filme a apresentar na próxima sessão de cinema, em exibição no anfiteatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], na quinta-feira, dia 12 de março, às 21h30.
Estas sessões de cinema comentadas, sob a perspetiva da Educação para o Desenvolvimento, têm como grande objetivo “(Re)pensar a cidadania no Mundo Global”, fazendo a ligação à agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Sobre “O que vão dizer” 

“O que vão dizer” retrata a história de Nisha, uma rapariga de 16 anos, que está completamente dividida entre dois mundos: um onde é a filha paquistanesa perfeita aos olhos da família, e o outro em que leva uma vida de adolescente norueguesa normal, inclusive no tratamento dado à sexualidade. Esses dois mundos irão colidir quando, inesperadamente, o seu pai a surpreende no quarto, às escondidas, com o namorado.

No desenrolar do filme a colisão entre as diferentes culturas fica evidente sendo criada uma situação de impossibilidade de coexistência das mesmas, criando um cárcere invisível ao redor de Nisha, principalmente pela intervenção de seu pai radical e cego pelas tradições de seu país, mesmo vivendo na Europa.

Um filme que passa o alerta para a existência de restrições à liberdade das pessoas baseadas nas leis morais, tradicionais, religiosas e de costumes, que podem ser mais restritivas do que a própria lei formal.

Realização: Iram Hap | 2017 | NOR | M/12

Duração:  1h47m

Género: Drama

Comentário: Sónia Pinheiro – Docente no Agrupamento de Escolas da Abelheira

Uma iniciativa do GEED no âmbito do projeto “Get Up and Goals”, apoiado pela Comissão Europeia, em parceria com o Agrupamento de Escolas da Abelheira.

PARCEIROS