Novo Ciclo de Cinema do GEED apresenta o filme “O Jarro”

“O Jarro” é o nome do filme a apresentar na próxima sessão de cinema, em exibição no anfiteatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], na quinta-feira, dia 09 de janeiro, às 21h30.
Estas sessões de cinema comentadas, sob a perspetiva da Educação para o Desenvolvimento, têm como grande objetivo “(Re)pensar a cidadania no Mundo Global”, fazendo a ligação à agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Sobre “O Jarro” 

“O Jarro”, uma produção iraniana de 1992, é uma agradável surpresa cinematográfica do realizador Ebrahim Foruzesh. Trata-se de uma história rodada numa pequena vila, extremamente pobre, perdida no meio do deserto iraniano, onde há um jarro do qual as crianças da única escola da aldeia podem beber água na hora do recreio. O jarro acaba por promover o encontro e a socialização entre todas as crianças da escola. Um dia, para tristeza e consternação de todos, descobrem que o jarro se encontra rachado. A partir daí uma série de situações dramáticas e ternas se sucederão, em torno do problema do jarro rachado. E agora? De quem é a culpa? O que fazer? Foruzesh conduz a sua narrativa com muito realismo mostrando a jornada da comunidade em busca da solução de um problema comum a todos, e dos problemas resultantes do problema principal.

“O Jarro” é um filme sensível que promove a reflexão para a importância da comunidade se unir para resolver um problema comum. Quando surge uma crise, de pouco adianta discutir de quem é a culpa. O problema só se resolverá quando todos se dispuserem à ação, e agirem de facto.

Realização: Ebrahim Foruzesh | 1992 | Livre

Duração:  90′

Género: Drama

Comentário: Lurdes Belo e Fátima Pinto, docente e docente aposentada do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola

Uma iniciativa do GEED no âmbito do projeto “Get Up and Goals”, apoiado pela Comissão Europeia, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Monte da Ola.

PARCEIROS