Novo Ciclo de Cinema do GEED apresenta o filme “Capitães da Areia”

“Capitães da Areia” é o nome do filme a apresentar na próxima sessão de cinema, em exibição no anfiteatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], na quinta-feira, dia 13 de fevereiro, às 21h30.
Estas sessões de cinema comentadas, sob a perspetiva da Educação para o Desenvolvimento, têm como grande objetivo “(Re)pensar a cidadania no Mundo Global”, fazendo a ligação à agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Sobre “Capitães da Areia” 

Baseado no clássico de Jorge Amado, Capitães da Areia é um retrato de um gang de meninos de rua de São Salvador da Bahia, no Brasil, na primeira metade do século XXI, precisamente apelidados com esse título. A realizá-lo está Cecília Amado, neta do escritor brasileiro Jorge Amado.  Concebido durante m período de grande instabilidade política brasileira, a turbulenta gênese do Estado Novo de Getúlio Vargas, a história reflete a época em que foi concebida ao abordar, especialmente, a questão da autoridade/perseguição brutal a que são submetidos os personagens, meninos de rua, ditos Capitães da Areia. A história acompanha um grupo de jovens delinquentes conhecido por Capitães da Areia que, abandonados pela família, lutam pela sobrevivência diária, uma rotina que se altera com a chegada de Dora, a única rapariga do grupo.

Realização: Cecília Amado | 2011 | M12

Duração:  96′

Género: Drama/Aventura

Comentário: Ana Poças – Doutoranda da UM e investigadora do CEAUP

Uma iniciativa do GEED no âmbito do projeto “Get Up and Goals”, apoiado pela Comissão Europeia.

PARCEIROS