Novo Ciclo de Cinema do GEED apresenta “Dois dias, Uma noite”

“Dois dias, Uma noite” é o nome do filme a apresentar na primeira sessão de cinema de 2019-2020, em exibição no anfiteatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], na quinta-feira, dia 14 de novembro, às 21h30.
Estas sessões de cinema comentadas, sob a perspetiva da Educação para o Desenvolvimento, têm como grande objetivo “(Re)pensar a cidadania no Mundo Global”, fazendo a ligação à agenda global dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

Sobre “Dois dias, uma noite” 

Na Bélgica, Sandra (Marion Cotillard) ficou afastada do trabalho por depressão e, quando regressa, descobre que os seus colegas escolheram receber um bónus salarial em vez de manterem o seu trabalho.

Desesperada por manter o seu emprego, Sandra sabe que tem o fim-de-semana para convencer os colegas a mudarem de ideias. Assim, ajudada por Manu, o marido, ela vai de porta em porta, tentando despertar nos outros a compaixão de que tanto necessita para manter o emprego e, simultaneamente, não perder a esperança na generosidade humana.

Realizado pelos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne que, neste filme, se inspiraram em alguns problemas graves que têm afetado a Europa nos últimos tempos, como o desemprego e a falta de solidariedade, este é um filme bastante sensível e incisivo sobre as aspirações pessoais numa realidade onde o consumismo e o individualismo imperam.

Bastante realista e até emocionante em certos momentos, este filme tem Marion Cotillard como grande trunfo na tentativa de despertar alguma reflexão sobre o mundo que vivemos.

Realização: Jean-Pierre e Luc Dardenne | 2015 | M12

Duração:  95′

Género: Drama

Comentário: Teresa Gonçalves, Docente da ESE-IPVC

Uma iniciativa do GEED no âmbito do projeto “Get Up and Goals”, apoiado pela Comissão Europeia, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima.

PARCEIROS