Novo artigo “Get Up And Goals! – Educação E COVID-19! Ou Por Que Razão A Pandemia Evidencia O Quão Essencial É A Educação Para A Cidadania Global!”

A equipa de coordenação internacional do projeto Get up and Goals! uniu-se e refletiu sobre a situação de pandemia que vivemos mantendo em perspetiva o papel da Educação para a Cidadania Global tendo elaborado o texto “Get Up And Goals! – Educação E COVID-19! Ou Por Que Razão A Pandemia Evidencia O Quão Essencial É A Educação Para A Cidadania Global!”. Para além de divulgado pelos meios de comunicação do projeto, este texto foi convidado para publicação no décimo número da Revista Sinergias – Diálogos Educativos para a Transformação Social.

Este décimo número da revista, denominado “Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global na Agenda 2030: Aprendizagens e Desafios para a Colaboração entre Atores”, já se encontra disponível online e tenta problematizar possíveis caminhos que possam dar resposta ao estado de crise em que vivemos, não apenas na atual situação de pandemia em que nos encontramos mas aos fatores estruturais que nos discriminam enquanto seres humanos com direitos básicos de existência e que nos separam em privilegiados e desfavorecidos, “desenvolvidos e “em desenvolvimento”, viventes e sobreviventes.

Como mencionado no artigo “O presente e o passado requerem competências de interdisciplinaridade, pensamento crítico, capacidade de imaginAÇÃO, capacidade para ver as coisas a partir de diferentes perspetivas e entender as possíveis interligações. Agora, mais do que nunca, a abordagem da ECG (ligada à melhoria das competências básicas) torna-se essencial e demonstra ser uma das componentes fundamentais daquilo que Enrico Giovannini, porta-voz da «Aliança Italiana para o Desenvolvimento Sustentável» (ASviS) define como a resiliência transformadora, ou seja, “a capacidade não só de voltar como “éramos”, depois de um choque, mas também de dar um salto em frente para nos transformarmos na melhor versão de nós mesmos”.”

Que todos consigamos fazer isso e assim conseguirmos ser a melhor versão de nós mesmos!

Boas leituras, reflexões e ações!

PARCEIROS