GET UP AND GOALS!_elaboração de novo recurso educativo

Na passada semana teve lugar o segundo encontro de trabalho que reuniu a equipa da ESE responsável pela elaboração de recursos educativos no âmbito do projeto “GET UP AND GOALS! Global education time: an international network of learning and active schools for SDGs”, um projeto cofinanciado pela Comissão Europeia, a ser implementado em 12 países europeus, entre 2018 e 2010.

Nesta reunião foi possível definir o fio condutor do novo recurso educativo que poderá vir a servir de apoio aos e às docentes responsáveis pela nova área curricular “Cidadania e Desenvolvimento”, nomeadamente na exploração da temática “Migrações Forçadas”.

Este projeto visa contribuir para a sensibilização do público em geral para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incorporando a Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG) no setor de educação formal.

A sua implementação em 12 países europeus (Áustria, Bulgária, Espanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa e Roménia) tem o principal enfoque na sensibilização de professores/as, estudantes, comunidades locais e no reforço das competências dos e das professores/as quer nas temáticas da ED/ECG quer no conhecimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), aumentando também a coerência da avaliação da qualidade dos resultados de aprendizagem da ED/ECG na educação formal.

O projeto envolve: formação de docentes, elaboração de recursos educativos, participação em encontros internacionais, bem como o desenho de um modelo de autoavaliação das escolas em matéria de ED/ECG.

PARCEIROS