Finalizado o XI Curso Livre GEED- IPVC – Projeto Get Up and Goals!

Teve lugar no dia 28 de março a última sessão do XI Curso Livre “Aprendizagens para o Desenvolvimento: Educação, Cooperação e Cidadania Global”. 14 participantes da comunidade de Viana do Castelo completaram o curso e receberam o respetivo certificado.

Este curso, já na sua XI edição, desenrolou-se no âmbito do projeto Get Up and Goals! Global Education Time, projeto cofinanciado pelo programa DEAR – Development Education and Awareness Raising da Comissão Europeia. Este projeto visa contribuir para a sensibilização do público em geral para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), incorporando a Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global (ED/ECG) no setor de educação formal. O projeto conta ainda com mais onze países parceiros – Áustria, Bulgária, Espanha, Holanda, Hungria, Irlanda, Itália, Polónia, Reino Unido, República Checa e Roménia.

O Curso pretendeu contribuir para a formação de educadores/as, voluntários/as, agentes de cooperação e cidadãos/ãs em geral, procurando dotá-los/as de ferramentas que lhes permitam fundamentar as suas ações de forma crítica, reflexiva e consciente do mundo cada vez mais globalizado em que vivemos.

Teve os seguintes objetivos:

Objetivo Geral

Contribuir para uma comunidade consciente e criticamente reflexiva em torno de questões globais e de perspetivas de desenvolvimento no seio do meio universitário e da comunidade de Viana do Castelo.

Objetivos Específicos

– Dotar os/as formandos/as de ferramentas que facilitem a aprendizagem intercultural e integração em projetos de mobilidade, cooperação e voluntariado;

– Promover a reflexão e a problematização do mundo globalizado, as interdependências e assimetrias e os desafios que se levantam às relações Norte-Sul numa lógica de educação para o desenvolvimento;

– Sensibilizar e promover a reflexão crítica em torno da temática do desenvolvimento, da sustentabilidade e cooperação para o desenvolvimento através da utilização de metodologias de educação global;

– Divulgar a nova Agenda Internacional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

Esta edição terminou de forma bastante emotiva, à volta de uma mesa, com um lanche partilhado, e com cada participante a apresentar um objeto pessoal que representasse o que foi, para si, participar no Curso.

Os formandos e formandas foram unanimes em afirmar que esta foi uma excelente formação, com temas cada vez mais pertinentes e que lhes permitiu, “abrir portas para o mundo”, “perceber a urgência da transformação pessoal e coletiva”, “dar início a uma caminhada que não tem fim”, “lançar sementes de plantas que agora têm de germinar”, “perceber melhor as interdependências”, “refletir sobre a necessidade da colaboração, do fazer com o coração”, “refletir sobre as nossas ações, como o consumismo, por exemplo”.

PARCEIROS