Está a chegar o VII Ciclo de Cinema GEED-Get Up and Goals com o filme “Precious”

“Precious” é o nome do filme que marca o arranque desta 7ª edição, e será apresentado na próxima sessão de  cinema em exibição no anfiteatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], na quinta-feira, dia 11 de julho, às 21h30.
Estas sessões de cinema comentadas, sob a perspetiva da Educação para o Desenvolvimento, têm como grande objetivo “(Re)pensar a cidadania no Mundo Global”.

Sobre “Precious ”

Trata-se de um drama, pesado e carregado de emoções fortes, que retrata a vida de uma mãe adolescente que vive num dos bairros pobres de Nova Iorque. Clareece “Precious” Jones, de 16 anos, negra, analfabeta e obesa, sofre de todo o tipo de maus-tratos pela própria família. Molestada sexualmente pelo pai desde muito pequena, acaba por dar à luz uma menina com síndrome de Down. A criança acaba por ficar ao cuidado da avó de Precious. A adolescente não conta igualmente com o apoio da mãe que a maltrata física e psicologicamente e que nunca travou os abusos do pai. Grávida, pela segunda vez do próprio pai, Precious acaba expulsa da escola e é inserida num programa de alfabetização para adultos. Aqui, a adolescente vai conhecer, pela primeira vez, o amor e a amizade através de Ms. Rain, uma professora determinada a ensinar-lhe o quão preciosa é a vida.

Um filme dramático baseado no livro “Push”, de Ramona Lofton (sob o pseudónimo Sapphire), com a realização de Lee Daniels e com a produção de Oprah Winfrey e Tyler Perry.

O filme teve em Portugal o apoio da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV), que aproveitou o mote para trazer novamente à ordem do dia a discussão sobre as vítimas de violência doméstica.

Nomeado para seis Óscares, ganhou dois: melhor atriz secundária e melhor argumento adaptado.

Comentário: Filomena del Rio, professora do Agrupamento de Escolas de Arga e Lima

Realização: Lee Daniels | 2009 |M12

Duração: 110’

Género: Drama

Uma iniciativa do Gabinete de Estudos para a Educação e o Desenvolvimento da ESE-IPVC, em parceria com o Agrupamento de Escolas de Arga e Lima, no âmbito do projeto “Get up and Goals”, apoiado pela Comissão Europeia

A não perder!

PARCEIROS