Encontro Internacional de Professores na República Checa

Entre os dias 21 e 23 de março de 2019, decorreu em Olomouc, na República Checa, o Seminário Internacional de Formação de Professores/as.

Estiveram presentes os seguintes participantes portugueses – Luísa Neves, coordenadora de projeto em Portugal; La Salete Coelho, especialista em projetos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global; Ana Lima, professora do agrupamento de escolas da Abelheira e Antónia Relvas, do agrupamento de escolas de Monserrate, ambas envolvidas nas formações do projeto Get up and Goals! em Portugal.

Em Portugal temos estado a trabalhar, durante este ano letivo, os temas das Migrações e das Alterações Climáticas.Cerca de 50 estudantes do curso de Educação Básica (IPP2) da Escola Superior de Educação e com 25 professores e professoras do Ensino Básico e Secundário de vários agrupamentos de escolas de Viana do Castelo, que têm estado envolvidos nas formações e na experimentação de recursos no âmbito do projeto.

Neste seminário estiveram presentes equipas de metade dos países envolvidos no projeto. Os outros países terão o seu seminário de formação de professores em breve e podemos adiantar que esse seminário se realizará em Portugal. Mas sobre isso daremos mais novidades em breve.

Durante o seminário decorreram vários workshops, uma visita a uma escola envolvida no projeto, espaços para trabalho de grupo, oficinas de formação, entre outros.  

As equipas dos vários países presentes apresentaram as temáticas abordadas nos seus projetos nas oficinas de formação e além das temáticas, cada equipa tinha de apresentar uma atividade que tivesse desenvolvido para os seus recursos educativos.

 A equipa portuguesa apresentou a proposta “Como trabalhar o tema das migrações em sala de aula?”. O objetivo desta atividade era o de tentar abrir “portas” apenas com a ajuda de um GPS sonoro, experienciando as dificuldades que se podem sentir e ainda experiênciar os sentimentos causados por não saberem o que está atrás de cada porta. Esta atividade pretendia sensibilizar os participantes, para situações reais que os migrantes forçados podem enfrentar, através da simulação de algumas dificuldades que os migrantes poderão sentir.

Em breve, todos os recursos que estão a ser elaborados e que ainda estão em fase de experimentação, serão disponibilizados, aqui no nosso blogue e nas nossas páginas do facebook, GEED e Get Up and Goals – Portugal. 

Façam gosto nas nossas páginas e fiquem atentos porque teremos muitas novidades em breve. 

PARCEIROS