Educação para a Cidadania Global (ECG)
O que é a ECG?
A Educação para a Cidadania Global (ECG) é uma abordagem educativa que tem como objetivo educar os cidadãos e as cidadãs para que tenham consciência da complexidade dos problemas da atualidade e sejam capazes de ter atitudes e comportamentos voltados para a resolução desses problemas. A ECG pode ser aplicada em contextos educativos formais, em escolas, e também em contextos informais.
A UNESCO[1] descreve a Educação para a Cidadania Global como uma prática que desenvolve um sentido de pertença a uma comunidade mais ampla e a uma humanidade comum, e destaca as interdependências políticas, económicas, sociais e culturais e a interligação entre os contextos locais, nacionais e mundiais.
A UNESCO acredita que os objetivos da ECG devem incidir sobre as diferentes áreas de aprendizagem nas três dimensões educativas fundamentais:
cognitiva: para adquirir conhecimento, entendimento e pensamento crítico sobre questões globais, regionais, nacionais e locais e sobre a interligação e a interdependência de diferentes países e populações;
sócio-emocional: para desenvolver um sentido de pertença a uma humanidade comum, partilhar valores e responsabilidades, promover a empatia, a solidariedade e o respeito pelas diferenças e pela diversidade;
comportamental: para aprender a agir com eficácia e responsabilidade a nível local, nacional e global para um mundo mais sustentável e pacífico.
De acordo com a UNESCO, a ECG deverá ter um caráter transformador, na medida em que ajuda a turma a adquirir o conhecimento, as competências, os valores e as atitudes de que necessitam para ajudar a tornar o mundo mais inclusivo, justo e pacífico.
ECG na escola
Muitas ONG europeias desenvolveram boas práticas e propostas educativas para incluir a ECG em ambiente escolar nos seus países. Alguns Ministérios da Educação reconheceram formalmente o valor da ECG enquanto noutras situações a ECG se difundiu e desenvolveu diretamente nas escolas. Em todos os casos, com o passar do tempo, ocorreu uma mudança.
As experiências iniciais com a ECG concentravam-se em contar a estória de grandes problemas globais e dependiam dos especialistas externos que não pertenciam ao ambiente escolar e que provinham da cooperação internacional. Algum tempo depois, os promotores da ECG aperceberam-se de que, para conseguir ser eficaz, a abordagem tinha de ser baseada na escola, com o envolvimento de professores/professoras da escola, os/as quais eram figuras fundamentais na integração contínua da ECG em contextos educativos.
Atualmente, a UNESCO encoraja várias abordagens à ECG nas escolas: enquanto abordagem transversal os diferentes conteúdos escolares, enquanto abordagem global envolvendo escolas inteiras ou enquanto disciplina escolar por si só.
Relativamente à abordagem transversal aos diferentes conteúdos escolares, a UNESCO salienta a forma através da qual a Educação para a Cidadania Global pode ser integrada em disciplinas como a educação cívica, os estudos sociais, os estudos ambientais, a geografia, a história, a educação religiosa, a ciência, a música e as artes. Esta última, em especial as artes visuais, a música e a literatura, podem desenvolver um sentido de pertença e facilitar o entendimento e o diálogo entre seres humanos de diferentes culturas; as artes podem ainda desempenhar um papel fundamental na análise crítica das questões sociais. O desporto pode oferecer à turma uma oportunidade para desenvolver uma abordagem positiva a questões como o trabalho de equipa, a diversidade, a coesão social e a equidade. Com este tipo de abordagem, a ECG encoraja a colaboração entre professoras/professoras, os/as quais, a título individual, podem lidar com questões relacionadas com a Educação para a Cidadania Global de uma perspetiva diferente. A abordagem transversal pode parecer difícil de colocar em prática, na ausência de compromisso ou experiência prévia, mas responde a necessidades de aprendizagem mais profundas ao encorajar a participação entre grupos de professores/professoras e entre grupos de estudantes.
Na abordagem global proposta pela UNESCO, os temas e as questões da ECG são expressos nas prioridades e na ética da escola, envolvendo a totalidade do estabelecimento de ensino. A Educação para a Cidadania Global oferece a oportunidade de transformar o conteúdo do currículo escolar, o ambiente de aprendizagem e as práticas de ensino e de avaliação. Exemplos de uma abordagem global incluem a integração de resultados de aprendizagem da ECG em matérias escolares existentes a todos os níveis, através da utilização de métodos de aprendizagem participativos, da celebração de dias internacionais, da sensibilização, da organização de grupos orientados, do envolvimento das comunidades e do estabelecimento de redes entre escolas e diferentes localizações.
A implementação da ECG enquanto disciplina escolar independente é menos eficaz, na perspetiva do projeto Get up and goals!, ainda que esteja presente em determinados países, como é o caso da República da Coreia.
O projeto Get up and goals! e os recursos didáticos para a ECG
O projeto Get up and goals! promove a ECG quer como abordagem transversal a diferentes disciplinas e conteúdos escolares, quer como abordagem global que envolve estabelecimentos de ensino. Por um lado, o projeto tem como objetivo rever os objetivos, conteúdos, metodologias e avaliações dos ambientes de ensino e aprendizagem de cada disciplina, orientando-os rumo à educação de cidadãos/cidadãs globais, capazes de agir para a Agenda 2030 da ONU. Por outro lado, o projeto Get up and goals! encoraja as escolas a repensar os seus sistemas organizacionais e de ensino à luz dos objetivos de desenvolvimento sustentável.
Este projeto está, sobretudo, direcionado às escolas de 2º e 3º ciclos e secundárias e aborda os ODS através de 4 temas globais “polémicos” da atualidade: alterações climáticas, migrações globais, desigualdades de género, desigualdades mundiais. O Get up and goals! tem como principal objetivo envolver os/as professores/professoras, elementos fundamentais na educação das gerações mais jovens para a cidadania global e para os ODS, e para a multiplicação dos impactos educativos. Por este motivo, o Get up and goals! oferecem a todos/todas os/as professores/professoras quatro tipos de ferramentas de ensino operacionais, através dos quais podem incorporar a ECG e os ODS no ensino quotidiano:
– uma seleção de ideias fundamentais (“Ideias principais”) sobre cada um dos temas globais, para orientar os/as professores/professoras na seleção de conteúdos que devem ser do conhecimento dos/das futuros/futuras cidadãos/cidadãs no final do seu percurso escolar;
– módulos temáticos de ensino e aprendizagem interdisciplinares relacionados com cada um dos quatro temas globais, a serem incluídos no programa de ensino anual de várias matérias escolares;
– um manual de geo-história global elaborado por académicos de história mundial europeus. O manual descreve o desenvolvimento da história universal do ser humano associando-o à evolução de fenómenos relacionados com os 4 temas “polémicos” do projeto, indo além da abordagem histórica nacional e eurocêntrica dos manuais tradicionais. O manual está dotado de um inovador conjunto de mapas históricos didáticos e pode ser adotado como o texto principal e como texto complementar para o estudo e ensino de história;
– um conjunto de ferramentas de
avaliação e de autoavaliação inspirado pela ECG e pela Agenda 2030, para
avaliar e documentar não só o progresso de aprendizagem da turma mas também o
nível de adesão à ECG e o contributo para a sustentabilidade do estabelecimento
de ensino.
[1] O documento de referência para o conteúdo do presente artigo é: UNESCO, 2015 Educação para a cidadania global. Tópicos e objetivos de aprendizagem, (Tradução do italiano: UNESCO, Educazione alla Cittadinanza Globale: Temi e obiettivi di apprendimento, 2018)