Ciclo de Cinema GEED-Get Up and Goals apresenta “12 homens em fúria”

O ciclo de cinema “(Re)pensar a cidadania no Mundo Global”, promovido pelo Gabinete de Estudos para a Educação e o Desenvolvimento da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], que propõe, a toda a comunidade, sessões de cinema comentadas sob a perspetiva da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, apresenta mais uma sessão.

“12 homens em fúria” é o nome do filme em exibição no anfiteatro da ESE-IPVC, na quinta-feira, dia 13 de dezembro, às 21h30.

Sobre “12 homens em fúria”

Trata-se de um filme norte americano produzido por Sidney Lumet, dirigido e escrito por Reginald Rose. Henry Fonda, Jee L. Cobb, Jack Warden e Martin Balsam deram corpo aos personagens principais neste drama que tem no centro o julgamento de um rapaz, de origem hispânica acusado de assassinar o seu pai com golpes de faca.

Tudo se preparava para a condenação do rapaz, mas, na primeira votação, o resultado é de 11 votos a favor da condenação -que implica a pena de morte- e um contra. O único dissonante é o jurado número 8, interpretado por Jack Lemmon. Apesar dos protestos dos restantes membros de júri, ele mantém voto sublinhando que não acredita que existam provas suficientes para a condenação do rapaz. Apesar da contestação a acusação e as provas são passadas em revista e, uma a uma, o jurado 8 vai contra-argumentado deixando no ar a suspeita da inexistência de provas credíveis. Em cima da mesa, refere, não está se o rapaz é culpado ou não, mas se há provas suficientes para condená-lo. O número 8 alerta os restantes jurados para a responsabilidade de decidirem entre a vida ou a morte de uma pessoa.

Na semana em que se celebram os Direitos Humanos, este filme é também um convite a refletir sobre a pena de morte.

Realização: Sidney Lumet | 1957

Duração: 136’

Maiores de 12

Género: Drama/Crime

Comentário: Miguel Filipe Silva, investigador do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa e do Centro de Estudos Africanos da Universidade do Porto.

Uma iniciativa do Gabinete de Estudos para a Educação e o Desenvolvimento da ESE-IPVC no âmbito do projeto “Get up and Goals”, apoiado pela Comissão Europeia

PARCEIROS