Ciclo de cinema GEED – Get Up and Goals Apresenta “Como estrelas na terra”

 

“Como estrelas na terra” é o nome do filme a apresentar na próxima sessão de cinema em exibição no anfiteatro da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo [ESE-IPVC], na quinta-feira, dia 11 de abril. Devido à duração do filme a sessão de cinema terá início às 21h00.
Estas sessões de cinema comentadas, sob a perspetiva da Educação para o Desenvolvimento, têm como grande objetivo “(Re)pensar a cidadania no Mundo Global”.

Sobre “Como Estrelas na Terra”

A longa metragem de Boollywood, “Como Estrelas na Terra”, tem como protagonista Ishaan Awasthi, uma criança de nove anos, que sofre de dislexia grave e é marginalizada pelo facto de ser diferente. Vítima de permanentes castigos físicos e psicológicos, a criança sente-se cada vez mais desmotivada. Em risco de reprovar mais um ano, nada nem ninguém consegue prender a sua atenção da criança e nenhum conteúdo lhe desperta interesse.

O pai, após ser convocado pela diretora para conversar sobre o desempenho escolar preocupante do filho, decide tirá-lo do colégio e enviá-lo para um internato. Lá, Ishaan, sente falta da mãe, do irmão, da casa, da rotina familiar e vai tendo cada vez menos vontade de viver. Após muitos anos de sofrimento e de incompreensão, é-lhe diagnosticada dislexia, quando um professor substituto de artes (Ram Shankar Nikumbh) percebe que há qualquer coisa de diferente com o menino, que chegou a referir: “as letras dançam à minha frente”.

O professor foi capaz de identificar o que se passava com Ishaan porque ele próprio era disléxico e enfrentou um longo percurso até conseguir tornar-se professor.

A vida do menino muda radicalmente após a descoberta do professor passando a estar mais motivado e recupera a vontade de querer aprender.

O drama indiano, que conta com o roteiro de Amole Gupte, é uma lição de vida e trata de temas essenciais como a tolerância, o saber lidar e respeitar a diferença e os métodos de inclusão de alunos com características especiais.

Realização: Aamir Khan | 2007 | M6

Duração:  175′

Género: Drama / Musical / Comédia

Comentário: Rosalina Veiga, docente do Agrupamento de Escolas de Monte da Ola

Uma iniciativa do GEED no âmbito do progeto “Get Up and Goals”, apoiado pela Comissão Europeia.

 

PARCEIROS