Cadernos temáticos

Encontram-se disponíveis, nesta página, os Percursos de Educação para o Desenvolvimento e Cidadania Global, recursos educativos elaborados no âmbito do projeto Get up and Goals! Global Education Time, e que ganharam forma em quatro cadernos temáticos:

  • Get up! Alterações Climáticas.
  • Get up! Igualdade de Género
  • Get up! Migrações
  • Get up! Desigualdades Mundiais

Estes recursos educativos, elaborados por uma equipa multidisciplinar da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo no âmbito do projeto europeu Get up and Goals! Global Education Time, procuram propor caminhos de exploração de temas ligados à área da Educação para o Desenvolvimento e para a Cidadania Global, no âmbito da educação formal, em turmas do Ensino Básico. Apesar de terem sido pensados especificamente para a nova componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, estes recursos podem ser utilizados em diferentes áreas do saber, isoladamente ou em articulação interdisciplinar, tendo em vista a abordagem de whole school approach proposta na Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania.

Em cada uma das publicações é feita a ligação da temática aos domínios da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, bem como aos Referenciais de apoio da Direção-Geral da Educação, e é apresentada a correspondência com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Cada uma das publicações abre com uma introdução teórica ao tema, tendo por base as ideias principais identificadas pela equipa internacional do projeto, sendo feita a ligação da temática aos domínios da componente curricular de Cidadania e Desenvolvimento, aos Referenciais de apoio elaborados pela Direção-Geral da Educação e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Após a introdução é apresentada uma proposta didática composta por diversas atividades. Apesar de estas estarem mais direcionadas para o 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico, poderão ser utilizadas noutros níveis de ensino, ajustando-se a profundidade de exploração das mesmas.

 

NOTA: Para aceder aos recursos, clique em cada uma das imagens.

 

Algumas atividades destes recursos foram testadas por docentes de Agrupamentos de Escolas de Viana do Castelo, no âmbito das oficinas de formações promovidas pelo projeto:

Agrupamento de Escolas da Abelheira
Alzira Gomes, Ana Cristina Lima, Isabel Pita, Manuela Marques, Rosa Costa, Sónia Pinheiro
Agrupamento de Escolas de António Feijó (Ponte de Lima)
Judite Barreto
Agrupamento de Escolas da Arcozelo
Goreti Ranhada, Elisabete Rodrigues
Agrupamento de Escolas de Arga e Lima
Cristina Carvalho, Flora Castro; Lurdes Freire
Agrupamento de Escolas da Barroselas
Alice Ribeiro, Carla Fernandes, Conceição Cancela, Conceição Gonçalves, Isabel Sá, Lúcia Maciel, Paula Susana Monteiro, Susana Meira, Teresa Amorim, Teresa Palma da Silva, Teresa Rego
Agrupamento de Escolas de Monserrate
Ana Paula Carvalho, Ana Rita Santos, Catarina Antunes Silva, Eugénia Borlido, Fátima Costa, Conceição Amorim, Maria França Passos
Agrupamento de Escolas de Monte da Ola
Carminda Lomba, Lurdes Belo
Agrupamento de Escolas Pintor José de Brito
Carla Pereira, Carla Pires, Conceição Matos, Joaquim Marques, Maria do Céu Vilela
Agrupamento de Escolas de Santa Maria Maior
Catarina Paço, Henriqueta Alves
Agrupamento de Escolas de Sidónio Pais (Caminha)
Álvaro Alves, Carlos Alberto Magalhães, Manuela Moura
Escola Artística Conservatório de Música Calouste Gulbenkian (Braga)
Rudesindo Soutelo-Fernandes
PARCEIROS