Avaliação
A avaliação constitui um recurso estratégico para orientar as políticas e as práticas educativas de forma a melhorar a qualidade da oferta educativa e dos processos de ensino-aprendizagem.
Com este fim em vista, o projeto Get up and Goals! desenvolveu um conjunto de ferramentas que permite às escolas, docentes e estudantes avaliar as suas aprendizagens e progressos após a utilização dos cadernos temáticos.
A avaliação em Educação para a Cidadania Global tem como objetivo verificar as aprendizagens em termos de conhecimentos, competências globais e níveis de participação dos e das alunas, bem como estimular a reflexão sobre o desenvolvimento de uma cultura de escola (whole school approach) em conformidade com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda das Nações Unidas para 2030 (ODS).
Para isso foram desenvolvidos dos tipos de recursos:
– Um conjunto de ferramentas de avaliação das aprendizagens destinadas a apoiar os e as docentes a avaliar os progressos dos e das alunas após a implementação dos recursos elaborados pelo projeto.
Estas ferramentas podem ser encontradas no final de cada um dos Cadernos Temáticos e são compostas por 3 tipos de questionários – Conhecimentos, Competências Globais e vontade de Participar/Agir. Estes questionários devem ser aplicados como diagnóstico (antes de começar a trabalhar as temáticas) e como avaliação final.
– Um instrumento de autoavaliação para as escolas destinado a permitir uma reflexão sobre a cultura de escola em relação à área de Cidadania e Desenvolvimento, em consonância com a Agenda 2030 e com a Estratégia Nacional de Educação para a Cidadania, nomeadamente na sua abordagem de whole school approach.
Para descarregar este instrumento em formato editável, clique aqui.
Em Portugal, foi constituído um grupo de trabalho, composto por Luísa Neves e La Salete Coelho, equipa de coordenação do projeto, e por docentes dos Agrupamentos de Escolas de Viana do Castelo – Ana Lima e Isabel Pita (AE Abelheira), Filomena del Rio (AE Arga e Lima), Conceição Cancela (AE Barroselas), Ana Rita Santos (AE Monserrate), Fernanda Pequeno (AE Monte da Ola), Joaquim Marques (AE Pintor José de Brito) e Catarina Paço (AE Santa Maria Maior) – que adaptou e testou o instrumento proposto pela equipa internacional do projeto.